quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

MUSE

Nunca vos falei sobre os Muse, pois não?
Então vou aproveitar esta 'manhã' complicada (esta semana de despedidas está a ser muito dura. Quando há garrafas de Champanhe em discotecas a rolar por conta da casa, é sinal que a noite vai ser longa. Isso e o facto de eu não ter gasto 1€ que fosse em bebida. Quase que me sinto Jet-Set) para desbravar sobre este tema. Just to get it over with (respectfully, off course).
Para que fique aqui esclarecido, apesar de tudo, Muse é, provavelmente, a minha banda preferida. É quase triste dizer isto nesta altura. Mas, uma pessoa olha para um Hullabaloo, um Origin of Symmetry e pensa: foda-se, estes gajos dão-lhe bem (é, eu digo asneiras. Sorry).
Eu comecei a ouvir Muse na casa de uma amiga minha. Para terem uma noção, a minha amizade com ela tem tanto tempo como o meu carinho para com a banda. E são exactamente 10 anos. Mais mês (menos mês não).
Fui eu a casa dela e a irmã estava a ouvir Muse. Eu lembro-me que era o Origin of Symmetry, porque um meio ano depois saiu o Hullabaloo e pedi-lhe para ela mo gravar.
Agora que penso, para uma miúda de 12 anos, eu tinha (e tenho) bom gosto musical (humildade posta de lado). Muse, Rage against the Machine, de Metallica nunca fui grande fan, Led Zeppelin, Guns'n'Roses é outra com quem nunca fui muito à bola (e eu adoro o Slash, mas aquela voz do Axel irrita.me. Peço desculpa a quem gosta e acha que é isso que marca a excelencia da banda. A mim é o contrário- a beleza da liberdade de expressão!), Jimi Hendrix ( vai na volta, o Hendrix é a minha grande paixão. Ainda vou dar a volta a este texto para ser sobre o Hendrix só para vos manter a ler e pensar: WOW esta gaja tem jeito para twists! Mas não, vou-me manter calma e serena e tentar seguir uma linha de raciocínio decente - que acho que já a perdi ali para cima. Ou quando comecei a meter bandas ao barulho, agora só estou a escrever a ver se arranjo maneira de voltar ao tópico), os Beattles, David Bowie, Nirvana, Radiohead.... Podia continuar, mas para vocês terem noção, eu sou daquele tipo que devia ter nascido umas décadas antes (mas ainda bem que nasci nesta, acho que me perdia nos 70). 
Mas voltando ao assunto: Muse aconteceu para mim. Ouvi, gostei, arranjei os álbuns e foi a única banda que continuamente segui e prestei atenção extra.
São 10 anos em que acarinhei e valorizei tudo o que fizeram.
Quando saiu o Haarp (cujo original só comprei agora, apesar de o ter sacado na altura - prendam-me), para mim, eles estavam lá em cima. Os concertos eram brutais. As músicas um bocado mais mainstream no Black Holes and Revelations, mas mesmo assim, Muse o suficiente para eu gostar.
O Matt com aquela voz que arrepia, a guitarra que, podem dizer muita coisa, mas que ele sabe tocar, sabe, e o piano, o Dom (o meu personal fav) que, tenho para mim, é dos bateristas mais underrated do Rock alternativo, e o Chris, com aquele baixo e voz (que quase ninguém dá valor mas é genial).
Já para não falar das letras e composição musical. Que é genial.
Para mim, no topo, entendem?

Até que... Sai o novo álbum. The Resistance.
Eu pergunto-me: como é que os mesmos tipos que fazem a Bliss, a Dead Star, Sunburn, Muscle Museum, Citizen Erased, Plug in Baby, Butterflies and Hurricanes e... tantas outras. TODAS as outras, se saem com uma Neutron star collision (ou lá como se chama)?
Imaginem, que Muse nascia agora e lançava o Resistance. Eu provavelmente ia gostar. E ia dizer: esta banda vai ser boa se continuar assim.
Se fosse uma outra banda nova qualquer e lançasse este album... eu não ia falar mal dele. Provavelmente.
Mas é Muse. E Muse criou a Hyper Music e a New Born. E depois cria o Resistance? Assim? Tão abaixo do nível de criação deles? Em que só duas ou três músicas refletem os Muse que eu conheço há 10 anos?
Eu entendo. É mais comercial, passa nos filmes do Twilight e traz novos fans. Fans que gostam de Justin Bieber e ainda vêm Morangos. Mas ok, eles pedem aos pais, compram o cd, os Muse ganham dinheiro e fama.
Isto estaria tudo muito bem. Mas não era preciso. Eles em 2008 lançaram o Haarp. Ninguém sabia nada do Resistance. Os Muse ainda eram, aqui em Portugal, em certos meios desconhecidos, noutros eram uma banda assim underground... mas já tinham os seus fans. Já nos tinham conquistados. E nos outros lados também! Os Muse foram a primeira banda a encher Wembley depois da reconstrução ao estádio. Por favor. Eu entendo que se queira mais. Mas tão fraco para o resto que eles fizeram? Isto dói-me.
Muito.
É quase a mesma coisa que a Disney fazer um Pocahontas 2 e ela não ficar com o John Smith. Vou fazer com o Resistance o mesmo que com a Pocahontas 2. Esquecer que eles existem e continuar a partir daí.
Vamos a ver eles cantam apenas umas 4 músicas do album nos concertos. E, valha a verdade, a qualidade dos concertos deles é genial. Isso dou-lhes valor.


E era isto que eu queria partilhar (e tudo porque hoje vi que o Matt vai ser pai. Little Muse on the way).
Que estou triste. E desapontada. Mas que gosto deles. Mesmo com isto. Eu gosto mesmo deles.

Isso e que agora vou para Londres e estou mortinha para ir a um concerto deles!

Claudia.

0 comentários:

Enviar um comentário

 

Sample text

Sample Text